A UNART é uma entidade cultural, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1983, funcionando ininterruptamente. É declarada de Utilidade Pública em nível Municipal, pela Lei nº. 2.224-87 e Estadual pela Lei 18.046/2009.
A UNART é uma entidade cultural, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1983, funcionando ininterruptamente. É declarada de Utilidade Pública em nível Municipal, pela Lei nº. 2.224-87 e Estadual pela Lei 18.046/2009.
No carnaval de 2006, a UNART foi a responsável pelo resgate e desfile das Escolas de Samba Reunidas de Patos de Minas! Em parceria com a Prefeitura Municipal.
Assim que tomou conhecimento do Edital “Novos Pontos de Cultura”, a UNART assumiu esta missão, de contribuir com o desenvolvimento artístico, cultural e social do público participante, formado, sobretudo, por pessoas excluídas do contexto sociocultural, criando oportunidades de crescimento pessoal e de geração de renda, utilizando a arte como instrumento, de uma forma bela, prazerosa e eficaz.
O Projeto Patureba realizou atividades sequenciais de incentivo à expressão artística através das artes visuais (pintura, escultura, desenho, cerâmica, grafite, outras) e da produção artesanal em madeira, palhas de milho e material reciclável. Direcionado, sobretudo, para um público considerado excluído do contexto sociocultural, formado por crianças, adolescentes, jovens adultos e pessoas da 3ª idade. Mais de 1200 frequentaram as oficinas do projeto.
A seguir ações implementadas e realizadas pelo projeto Patureba em Patos de Minas.
- • Realização de oficinas de artes plásticas: produção de tintas naturais; conhecimento e experimentação de diferentes técnicas de pintura (óleo sobre tela, acrílica, aquarela, grafite, guache); desenho (crayon e pastel); gravura (xilogravura, serigrafia, água-forte, ponta seca); escultura: em madeira, concreto celular, modelagem em argila, entalhes sobre madeira e MDF; instalações.
- • Realização oficinas de artesanato utilizando produtos naturais e materiais recicláveis: palha de milho, madeira, cabaça, bambu, fibra de bananeira, capim, retalhos, fuxicos, bordados.
- • Realização oficinas de produção de papel artesanal, utilizando fibras naturais e papel reciclável.
- • Realização de exposições das produções artísticas e artesanais dos participantes.
- • Realização de visitas monitoradas às exposições de artes visuais nas galerias da cidade.
- • Realização de palestras ilustradas sobre a história da arte local, estadual, nacional e internacional, da pré-história à arte contemporânea: conceituar arte pública, instalações, body art, earth art, movimentos artísticos, estilos, correntes artísticas, outros.
- • Aplicação da Proposta Triangular no ensino das artes: ler, contextualizar, fazer.
- • Realização de visitas a museus de arte contemporânea: Inhotim, Museu de Arte da Pampulha, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo-MAC.
- • Realização de exposições das produções artísticas e artesanais dos participantes na galeria municipal e em outros espaços expositivos da cidade: Copasa, Cemig e Justiça do Trabalho.